Os Simpsons sem dúvida são uma das séries que fizeram parte da sua vida. Seja à noite na Band, aos sábados de manhã no SBT ou em qualquer horário do dia na Fox, em algum desses momentos você acabou passando algum tempo com a família mais divertida de Springfield.
Mas de onde surgiu a ideia para cada um dos personagens da série mais longa da história da TV? Vamos contar para você!
Bart Simpson
O personagem mais travesso da série é Bart, e a origem do seu nome é um anagrama da palavra "brat", que em inglês significa "fedelho". Já a personalidade de Bart veio de outro personagem bem conhecido: Dennis, o Pimentinha. O criador d'Os Simpsons, Matt Groening, disse que estava "sempre desapontado" com o Pimentinha, pois na série de TV o personagem não era tão 'pernicioso' quanto nas tirinhas, criada nos anos 1950. Então tá...
Homer Simpson
Sem dúvida este é o personagem mais popular e amado da série! Homer acabou passando de um pai ranzinza para um amável trapalhão, que pode não ser o melhor exemplo para os filhos, mas os ama demais. Segundo Dan Castellaneta (dublador de Homer nos EUA), a inspiração original pra voz do personagem veio de Walter Matthau, ator conhecido pelo seu papel em Goodbye Charlie.
Prefeito Quimby
De onde saiu a personalidade do mayor de Springfield? Segundo os criadores, veio de John F. Kennedy, conhecido por ser um dos mais charmosos e mulherengos presidentes que os Estados Unidos da América já tiveram.
Barney Gumble
E o parceiro de bar de Homer, de onde saiu? Ele foi baseado em um personagem do The Jackie Gleason Show, programa da década de 1960, chamado de Louco Guggenheim. Nos esquetes de comédia do programa, ele sempre ia conversar com os personagens encharcado de rum.
Se essa série se passasse no Brasil achamos que a inspiração viria de um certo integrante d'Os Trapalhões, concordam?! ;)
Clancy Wiggum
O chefe da polícia da cidade que é irresponsável, preguiçoso e obeso tem como inspiração para a dublagem Edward G. Robinson, um clássico ator de filmes de gangster das décadas de 1930, 1940 e 1950.
Troy McClure
O personagem galanteador da série tem suas origens baseadas em dois clássicos atores de filmes B, Troy Donahue e Doug McClure. Na vida real, o ator Doug McClure nem se ofendeu com a "homenagem", sentiu-se até lisonjeado. Em entrevistas ele disse que às vezes sua filha até o chama de Troy.
Doug McClure, Troy McClure e Troy Donahue
Professor John Frink
O cientista mais louco da cidade na verdade era pra ser um cara bem mal na história. Mas durante a primeira leitura do personagem, o ator Hank Azaria o improvisou com as características do professor Julius Kelp, de O Professor Aloprado, filme de 1963 dirigido, protagonizado e produzido por Jerry Lewis. A partir daí ficou decidido a personalidade do querido professor Frink. A história é tão pra valer, que em um episódio o próprio Jerry Lewis aparece na série, como pai de John Frink.
Ah! O filme O Professor Aloprado do Eddy Murphy é na verdade um remake do filme de 1963. Aposto que você não sabia! ;)
Rainier Wolfcastle
Ok, essa está na cara. Mas o herói de ação de Springfield é inspirado em Arnold Schwarzenegger.
Apu
O indiano dono do mercado da cidade é baseado em Petter Seller, um personagem do filme The Party, que no Brasil ganhou o título de Um convidado bem trapalhão. :D
Comichão e Coçadinha
Um gato e um rato em um desenho de TV megaviolento. Claro, só podia ter saído de Tom e Jerry!
Sr. Burns
O homem mais rico de Springfield (quem sabe até do mundo) foi baseado em Olav Thon, um empresário norueguês que supostamente assumiu todas as empresas de sua cidade e logo em seguida as fechou. Além disso, Frederick Olsen, um multimilionário bem recluso, dono de várias empresas, é mencionado como uma das influências do Mr. Burns.
Dr. Nick
O médico residente mais charlatão da cidade, foi baseado em George Nichopoulos, o médico que acompanhava Elvis Presley, e é acusado de ser um dos causadores da morte do Rei do Rock. Isso se ele estiver morto...
Otto Mann
O cabelo e o colar não deixam enganar, o motorista do ônibus escolar é inspirado em Slash.
Nelson Muntz
O valentão dono da risada mais inconfundível da TV é baseado em Judd Nelson, de Clube dos Cinco (The Breakfast Club). Há boatos de que ele também é baseado no personagem de Keanu Reeves em Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica.
Dr. Julius Hibberts
O médico mais sorridente da cidade é baseado no Dr. Cliff Huxtable, da série The Cosby Show, interpretado por Bill Cosby.
Palhaço Krusty
A estrela de TV de Springfield é baseada em um palhaço chamado Rusty Nail (Prego Enferrujado), que o criador da série afirmou costumar assistir quando criança, e que era um comediante judeu cansado do mundo, cujo pai era um rabino ortodoxo. Complexo, não?!
Fontes: Neatorama