Empresas mundialmente conhecidas têm algo em comum: uma logo forte e facilmente reconhecível. Um exemplo disso é o Playstation, a mais popular linha de consoles da Sony que há mais de 20 anos mantém uma carreira sólida e bem sucedida na indústria de jogos e produtos eletrônicos de consumo.
Você que é fã da marca, sabe dizer qual é o significado da logo ou como rolou a evolução do processo criativo do famoso “PS”? Não? Então, confira com a gente! ;)
Quando a ideia do PlayStation começou a ser trabalhada nos anos 90, dezenas de conceitos de logos foram apresentadas ao seus idealizadores, mas foi o designer japonês Manabu Sakomoto quem a definiu como nós a conhecemos hoje.
O icônico PS foi adotado como símbolo da marca e a ele foram acrescentadas quatro cores brilhantes que simbolizam alegria, paixão e excelência: elementos que remetem à visão da empresa.
A fonte da logo apresenta um estilo custom, também desenvolvido por Sakamoto, e criado especificamente para a empresa.
Agora, para que a logo do Playstation chegasse ao ponto de se tornar um dos símbolos mais imediatamente reconhecíveis e memoráveis da indústria de jogos, Sakomoto passou por um longo processo criativo. Acompanhe os rafs:
Mas o esforço valeu a pena, né? Pois o designer conseguiu deixar apenas o essencial! Há quem diga até, que o trabalho de Sakomoto foi tão marcante que não conseguiu ser superado pelas gerações posteriores, como o PSP, PS2, PS3 e PS4.
Concorda? Deixe seu comentário e conte pra gente o que você achou sobre o processo criativo desse famoso ícone. ;)