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[Making Of] Conheça a produção de Big Hero 6, o novo filme da Disney

Posted on 17 de Novembro de 2014 15:50:00 BRST

Big_hero_6

Ansioso para assistir Big Hero 6? O filme é o próximo lançamento da Disney e chega no dia 25 de dezembro aos cinemas brasileiros. A história vem de uma HQ lançada pela Marvel em 1998, que trazia um grupo de super-heróis que defendiam Tóquio.

Mas, o que o difere de outros filmes como Detona Ralph e Froozen? Tudo! Segundo Andy Hendrickson, o CTO (Diretor de Tecnologia) da Disney, esse filme foi mais complexo de produzir que os últimos 3 filmes da Disney juntos. Mas por que isso? Vamos por partes...

Um detalhe que nem todos devem reparar é a utilização de um novo software que o time da Disney desenvolveu, o Hyperion, que trata a luz de uma maneira “global”. O programa lida com cálculos megacomplexos para lidar com a iluminação de forma automática. Isso ajudou a diminuir boa parte do trabalho dos animadores, que precisava ser feito à mão.

E como isso tudo foi processado? Graças ao supercomputador feito especialmente para a animação que conta com, nada mais, nada menos que 55 mil núcleos, e que atualmente é o 75º computador com maior capacidade de processamento do mundo! Deve rodar até Crysis 3 em 4k, hein... =D

Comparação_de_iluminação_de_Big_Hero_6

E esse supercomputador foi necessário, pois a cidade de San Francisco é quase um personagem do filme. Cada bairro da cidade foi reconstruído com seu próprio estilo, incluindo todos os prédios, ruas, casas e até postes de luz. Em entrevista ao Tested, Andy afirmou que dentro de cada janela, dos prédios e casas presentes na cidade, tem algo acontecendo desde a sala até os banheiros. O motivo? Big Hero e Max, os personagens principais, passam boa parte do filme voando por toda a cidade, e eles queriam dar ainda mais vida a San Francisco.

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Isso acabou gerando 83 mil prédios, 260 mil árvores, 215 mil postes de luz de 6 tipos diferentes e 100 mil veículos de 15 tipos diferentes, que totalizaram mais de 6 milhões de elementos durante todo o filme. Tudo isso veio ao mundo graças às mãos de 85 animadores. O lado bom é que cada um desses elementos poderá ser reaproveitados em outros filmes da Disney, segundo o diretor de tecnologia da empresa.

Para se ter ideia do salto de qualidade da produção, em Enrolados, por exemplo, lançado em 2010, foram necessárias 11.500.000 horas de renderização para o filme ser finalizado. Em Detona Ralph, 21.900.000 horas. E em Froozen, 62.800.00 horas. Já em Big Hero 6, esse número triplicou, chegando a marca de 199.000.000 horas de renderização!

Tempo_de_render_Big_Hero_6

E aí, a ansiedade aumentou? A Disney já liberou 2 trailers do filme, que estréia no Brasil no dia 25 de dezembro. Confira abaixo! 

Se você sabe inglês, pode conferir também uma entrevista com Andy Hendrickson, CTO da Disney, e saber mais detalhes dos bastidores do desenvolvimento do filme e o making of. 

Fontes: SlashFilm, CGmeetup 1 e 2 e Engadget.

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