Quando você estiver desenvolvendo um site e alguém te disser para não perder tempo com SEO porque isso “nem é tão importante assim”, esse ser vivo te odeia com todas as fibras do corpo e quer que você falhe astronomicamente como desenvolvedor web.
Dar atenção a detalhes que vão ajudar o seu site a ser encontrado pelo Google pode significar um pouco mais de trabalho na hora do desenvolvimento, mas - a não ser que o seu público-alvo seja a NSA - as boas práticas de SEO são essenciais na criação de páginas. Se você quer entender um pouco mais sobre otimização, dê uma olhada nessas dicas:
1. Saiba procurar para ser encontrado
Não é ensinamento de biscoito chinês, é a verdade. Seu cliente provavelmente tem um especialista em SEO estudando palavras-chave, e dizendo o que vai ser necessário colocar no site para ser encontrado por seu público-alvo. Isso já facilita muito o seu trabalho, mas você precisa ter uma noção de como o Google funciona para poder desenvolver alguns aspectos do seu site especialmente para ele.
O processo de busca do Google funciona basicamente em 3 etapas principais:
- Crawling: Periodicamente os bots ou spiders - pequenos mecanismos que entram nos sites analisando dados - procuram todas as informações disponíveis na sua página, e fazem uma lista de URLs, links, e textos para atualizar as listas de indexação do Google.
- Indexação: Depois de juntar todas essas informações, o Google cria uma lista com todos os dados que ele consegue processar, como títulos, textos e tags. Mas ainda assim não é possível catalogar alguns tipos de mídia, arquivos, ou páginas dinâmicas.
- Dar resultados: Na hora que alguém faz uma busca no Google, ele imediatamente compara as palavras inseridas com todo o catálogo indexado e retorna resultados com base no que considera mais relevante para o usuário. O que ele define como relevante é baseado em mais de 200 fatores, como o ranqueamento de página e proximidade de informações.
2. Crie URLs que humanos entendam
Uma das dicas mais simples para ser encontrado pelo Google é usar URLs lógicos, simples, que definam o que o site e as páginas mostram. Por mais que sejam robôs fazendo as buscas em bilhões de páginas, são seres humanos, pessoas como você, que vão digitar no campo de busca os termos que querem encontrar. O sistema foi criado apenas para entender e servir essas pessoas.
Tendo isso em mente, não deixe a sua home page com um URL do tipo “http://www.meusite.com/hbsjk56snfhbe74bfy.html”. A não ser que tenha um derrame e caia em cima do teclado, ninguém vai procurar por isso, e a indexação do Google leva o endereço das páginas em conta como um fator bem importante.
3. Conte tudo para os bots
Você é um bom desenvolvedor web, seu código é lindo e faz sentido. Mas há grandes chances de muito conteúdo passar despercebido pelo Google se você não contar pra ele o que você está colocando lá. Seu cliente provavelmente vai te fornecer informações que possam ser inseridas no código, como título e descrição de cada página, para que os mecanismos de busca possam encontrar exatamente o que precisam e possam indexar seu site corretamente.
Todas as imagens, arquivos, e tudo o que estiver no site deve estar com títulos e descrições - são as famosas metatags.
4. Pense em mobile
Se você não esteve em coma nos últimos 20 anos, já sabe que não dá mais para ignorar o mercado mobile. Grande parte dos acessos à internet são feitos na palma da mão, e se o site que você está produzindo não for otimizado para funcionar em smartphones, não é só o público que vai achar ruim: esse ano o Google mudou o mecanismo de busca para favorecer sites com interfaces que rodam bem em sistemas mobile.
Uma das coisas mais importantes que o Google faz é ranquear os resultados, e pouquíssimas pessoas olham a segunda página depois de encontrarem as informações que queriam logo de cara. Esquecer-se de adaptar o código para mobile agora coloca o site que você produziu longe dos olhos do público-alvo, e como um bom desenvolvedor web não é isso que você quer.
5. O conteúdo é rei mas a internet é Game of Thrones
Sim, o conteúdo é rei. É ele que vai manter o site atualizado, reforçando as palavras-chave e fazendo com que ele ganhe autoridade com o público, aumentando o ranqueamento no Google, e deixando seu site vivo e os bots felizes. Mas ele não é tudo.
A internet tem bilhões de páginas, muitas delas querendo chamar as mesmas pessoas que você com desenvolvedores tentando deixar seus sites mais acessíveis do que o seu. É uma guerra, um banho de sangue, e qualquer dedicação extra pode fazer a diferença na hora da indexação.
Ninguém quer ser esquecido pelo Google, então siga essas dicas na hora que for desenvolver os sites dos seus clientes e você será o rei dos desenvolvedores web.
Como você usa SEO no desenvolvimento dos seus sites? Conte pra gente nos comentários!