Houve um tempo em que a internet era feita de sites feios, com cores curiosas de fundo, fontes estranhas que brilhavam, menus com links azuis e sublinhados, e imagens de baixa qualidade. Nessa época, também não existiam smartphones, a internet era lenta e as pessoas não atiravam computadores pela janela quando um site demorava mais de um minuto para carregar. Isso era normal.
Mas esse tempo passou, e um web designer não tem mais desculpas para fazer uma página sem pensar em usabilidade e design. Para te ajudar a entender o que é importante na hora de criar um site, separamos 5 dicas para colocar em um quadro dourado em cima do seu computador e nunca mais esquecer. Confira.
1. A primeira impressão é tudo
Ou quase tudo, mas é importante sempre pensar nas primeiras coisas que os visitantes vão ver na hora que entrarem no site que você está criando. Como a página principal está distribuída? Que conteúdo vai entrar lá? O site parece profissional? Ele oferece busca interna? Onde estão as coisas que o visitante precisa encontrar?
Para causar uma boa primeira impressão, o site que você está desenvolvendo precisa responder essas perguntas em uma fração de segundo com uma boa linguagem visual. Então, nada de ficar enchendo a página de animações inúteis, imagens que vão demorar muito para carregar sem motivo e menus com informações demais que pecam em usabilidade. Sempre esteja atento a alguns pontos:
- Tipografia: deve ser simples e legível;
- Cores: sempre em harmonia, usando as cores mais chamativas onde você precisa de atenção, sem exageros;
- Layout: que seja intuitivo e melhore a usabilidade.
2. Não esqueça o mobile
A maioria das pessoas que vai encontrar o site que você está criando estará usando telas pequenas, que cabem na palma da mão. Se você esquecer de pensar nisso na hora de produzir a página, os visitantes não vão ficar muito felizes quando tiverem que virar o celular e ler uma fonte minúscula que não funciona bem em mobile.
Aliás, nem o Google vai ficar muito feliz. Esse ano, o maior mecanismo de busca do mundo mudou seu sistema, e agora coloca páginas otimizadas para dispositivos móveis na frente das que não deram muita atenção ao seu novo iPhone.
3. Facilite a navegação
Ninguém quer ficar clicando em links inúteis tentando encontrar algo que nunca acham. Crie um menu direto, que facilite a navegação do usuário e mantenha boas práticas de usabilidade no site. Se a página principal tem conteúdo, você pode inserir links relevantes que levem o usuário aonde ele deseja através do texto. Imagens também podem ser uma boa solução além do menu para direcionar visitantes a novidades e áreas específicas.
4. Use imagens interessantes
As páginas devem ter imagens interessantes e relevantes, e não fotos que não acrescentam nada ao site. Colocar uma imagem de uma reunião de negócios na primeira página não é o que faz com que ele pareça mais confiável, e vai simplesmente fazer com que o tempo de download seja maior e o visitante se perca entre as muitas chamadas visuais.
O importante é usar fotos que contem alguma coisa, sejam relevantes para o site que você está produzindo e ajudem o usuário a se engajar com a marca. Bancos de imagem oferecem boas opções para quem procura, mas a maior parte do que se encontra por lá são fotos de pessoas genéricas fazendo coisas pacatas.
5. Nunca use Flash
É 2015, Flash não funciona na maioria dos celulares, consome bateria e tráfego, e até mesmo o Google tomou a decisão de bloquear automaticamente os anúncios feitos na plataforma para quem usa o Chrome. Criar sites inteiros em Flash é uma ideia que deve ficar enterrada na década passada, e um bom web designer consegue criar alternativas ainda mais interessantes com usabilidade, trabalhando com HTML5 e seus amigos Java e PHP.
Tem outras dicas para criar um site com boa usabilidade? Conte pra gente nos comentários!