Nenhum designer consegue esquecer a primeira vez que sentiu o poder do Photoshop nas próprias mãos. Você pode ter percebido isso depois daquela aula básica de manipulação de fotos, quando aprendeu a usar o healing brush e saiu por aí tirando marcas e espinhas da cara de todo mundo, ou quando você percebeu tudo o que é possível fazer com layer masks e começou a criar cenários incríveis que dificilmente poderiam ser capturados com as lentes de uma câmera.
Esse momento pode ter chegado logo no seu primeiro contato com o maior software de edição de imagens do mundo, ou talvez ele ainda esteja no futuro, mas depois de perceber o poder supremo e ilimitado do Photoshop em manipulação de fotos você tem duas opções:
- Nunca mais acreditar em nenhuma foto que você vê;
- Se inspirar com os artistas que aproveitaram a magia dessa ferramenta e criaram imagens fantásticas que deixariam Dali com inveja.
Como você é um designer criativo que quer se torturar e se inspirar com trabalhos maravilhosos que um dia você pode (e vai) superar no seu portfólio, juntamos algumas montagens muito bem trabalhadas que você precisa conhecer.
1. Vestido de água
A modelo Gisele Bündchen foi a escolhida para usar um vestido completamente feito de água em um evento promovendo sandálias eco-friendly. O resultado, que só poderia ser alcançado com algumas boas horas de Photoshop, é uma obra de arte.
2. Não fume
Campanhas contra o cigarro são as que mais se aproveitam da manipulação de fotos para avisar fumantes de que a morte está perto. Além das famosas imagens “impactantes" dos maços de cigarro brasileiros, existem muitas outras campanhas internacionais que também se aproveitam da arte em um caso de saúde pública. Você pode conferir algumas delas aqui.
3. The Cover Up
Quem gosta de um pouco de surrealismo precisa conhecer os trabalhos do sueco Erik Johansson. O fotógrafo e artista trabalha com imagens impactantes que colocam a ilusão ao lado da realidade, e é responsável por algumas das imagens mais compartilhadas na internet, como a famosa “Iron Man”.
4. Crítica social
O estúdio Staudinger + Franke, de Viena, é responsável por inúmeras campanhas publicitárias europeias e tem grandes clientes na mão, mas um de seus trabalhos mais impressionantes é a campanha “Get People From The Street”. Desenvolvida para uma organização de caridade que dá abrigo a moradores de rua, a manipulação de fotos com o Photoshop une um grande trabalho artístico com uma bela crítica social.
5. Publicidade
A agência brasileira Y&R se aproveitou do uso Photoshop para mostrar o quanto a falta de higiene dental pode chamar mais atenção do que outras coisas, como por exemplo, a falta de uma orelha. Outras imagens da mesma campanha ainda colocam mãos com seis dedos e até um braço extra que não pertence a ninguém na imagem. O resultado mostra que até mesmo as maiores aberrações de manipulação de fotos podem passar despercebidas se você se esquecer do fio dental.
6. Política e jornalismo
Nem mesmo o mundo da política e do jornalismo estão livres do uso da manipulação de fotos. No começo de 2015 o jornal israelense “The Announcer” foi criticado por editar as imagens de uma caminhada em Paris - homenageando os mortos no atentado do Charlie Hebdo - retirando todas as mulheres presentes, o que incluía a chanceler alemã Angela Merkel.
Conhece mais alguma foto manipulada que ficou faltando? Conte pra gente nos comentários!