Os videogames têm evoluído constantemente ao longo dos anos, a partir de desenhos simples, como o amado Pong, até visualizações realistas que colocam o usuário imerso dentro da ação, como a série Call of Duty. Os jogos também vêm ganhando histórias cada vez mais complexas, roteiros de tirar o fôlego e as dublagens, então, não há comparação. O fato é que os videogames se tornaram, sim, uma forma de arte. É como se você tivesse em um filme que pudesse controlar: as imagens, a ação, o drama, os atores, o enredo, a trama, e o desfecho.
É divertido olhar para trás, para os primeiros dias da indústria de videogames, a fim de acompanhar os avanços tecnológicos e mudanças no estilo. Acompanhe esta viagem no tempo que demonstra o quão longe os avanços da computação gráfica podem chegar, com os games que fizeram história com seus gráficos avançados.
Tennis For Two (1958)
Em uma minúscula tela dentro de um enorme osciloscópio, este foi o primeiro jogo com visor gráfico.
Zork (1977)
No início só havia palavras, e isto era bom o bastante para se divertir. Assim inicia-se um novo gênero de game: a aventura textual. Estes jogos ensinaram às primeiras gerações de designers e jogadores a importância da imaginação e da criatividade.
Starglider (1986)
Influenciado pelo Star Wars, o jogo arcade Starglider era um simulador de combate aéreo, com vetores gráficos, composto apenas pelas formas geométricas básicas.
Super Mario Bros. (1985)
Este é um ótimo exemplo de como imagens tão clássicas foram criadas apenas por conta da necessidade de adaptação.
Mortal Kombat (1992)
Até esta grande franquia aparecer, os gráficos eram baseados em animações bidimensionais, cruamente desenhadas - como Mario ou Link (Legend of Zelda). O jogo foi pioneiro na captação de movimentos reais de atores para conversão em pixels. Como resultado, temos gráficos muito mais realistas.
Donkey Kong Country (1994)
A criação de modelos 3D em computadores de alta capacidade deu uma nova vida à franquia. Porém estes modelos tiveram que ser capturados em imagens 2D para que pudessem rodar sem problemas nos consoles da época. No entanto, ainda podemos observar uma grande melhora nos gráficos, com maior profundidade de campo, ótimo trabalho de sombreamento e uma imagem muito mais nítida e detalhada. Donkey Kong Country se tornou um marco visual na linha do tempo dos videogames.
Half-Life (1998)
Há muitas razões pelas quais este jogo de tiro em primeira pessoa ainda está no topo de inúmeras listas de melhores games de todos os tempos: sua história é rica, seu mundo é crível e a jogabilidade é perfeita; mas é o visual assombroso de Half-Life que o tornou tão memorável.
Depois de uma década tentando deixar os jogos mais reais - Doom-1993 e Quake-1996 são particularmente notáveis por este esforço-- a indústria de videogame, finalmente, tinha um título que conseguiu alcançar um grande avanço visual. Ao modificar completamente um motor 3D já existente, os dois ex-funcionários da Microsoft (e desenvolvedores do game) atingiram um nível de perfeição absurdo para época.
Bioshock (2007)
Assim que as comportas do verdadeiro 3D se abriram, os avanços foram menos frequentes e menos impressionantes. Para um jogo impressionar com seu visual, teria que fazer mais do que simplesmente fornecer um gráfico melhorado.
No momento em que entramos em Rapture a cidade submarina art deco, onde se passa Bioshock, percebemos que aqui, retratado em milhares de mínimos detalhes, era um mundo real, rico e exótico para se explorar.
L.A. Noire (2011)
É claro que existem muitos outros jogos que poderiam estar aqui como sendo um marco na arte dos games. Mas L.A. Noire fez algo que nenhum outro jogo ousou experimentar: concentrou toda a história apenas nas feições humanas.
Historicamente, os rostos foram um enigma para a indústria: infinitas expressões e nuances difíceis de se capturar em gráficos.
L.A. Noire, no entanto, gira em torno de interrogatórios dos personagens, no qual você precisa olhar em seus olhos e determinar se estão dizendo a verdade ou não.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber tudo a respeito do mundo da animação e games.