Você sabia que uma paleta de cores bem escolhida é capaz de criar uma ilusão visual e afetar a sua psicologia? Acredite ou não, mas os filósofos estão tentando entender a natureza desse fenômeno no campo da cromatologia nos últimos duzentos anos. Graças a extensa pesquisa deles, temos informações suficientes para entender qual cor será mais atraente em um logo de uma determinada empresa. Podemos entender facilmente se causará as emoções necessárias e motivará o cliente a realizar a ação desejada.
Como funciona?
As cores podem afetar os seres humanos tanto no nível psicológico quanto no cultural. Eles são capazes de causar várias emoções e conexões, que definem nossa abordagem à cor. Dependendo desses fatores, podemos escolher se gostamos da cor ou não. Para entender a natureza dessa avaliação de cores, precisamos desvendar o truque oculto por trás da cor:
Temperatura
Há uma razão para dividir a paleta em tons frios e quentes. O ser humano não associa apenas as cores às temperaturas específicas. Por exemplo, em condições similares, uma pessoa se sentirá mais aquecida em uma sala vermelha e mais gelada em uma sala branca, embora apenas esteja observando as cores da sala.
Peso
Objetos diferentes parecem pesados e maciços em uma cor e leves e puros em outra. Esse é o jogo do cérebro humano. No entanto, este interessante efeito nos permite dizer que a cor é responsável pela mudança de peso, pelo menos no aspecto psicológico.
Espaço
Outra ilusão que pode ser criada com uma escolha adequada de cores é o efeito da expansão ou redução do espaço. Isso não é nada além de um truque. As pessoas estão cientes disso, mas ainda assim, ficam maravilhadas sempre que se deparam com isso.
Textura
Às vezes, é possível sentir a textura do material ou um objeto em uma cor específica diretamente na tela. Isso acontece porque a paleta de cores é dividida em tons suaves, obscuros, leves e foscos. Ao mesmo tempo, essa divisão é estritamente associativa.
Acústica
Você já ouviu falar em cores que geralmente são “gritantes”? São tons vibrantes, principalmente do segmento quente da paleta. No lado contrário, tons suaves e pálidos geralmente são calmos e frios. Pense um pouco sobre esta incrível variedade de conexões e regras que são tão naturais para nós.
Vamos falar sobre cada uma das cores
A escolha da cor principal para o logo não é tão simples quanto parece. Geralmente, ela torna-se parte integrante do estilo da empresa. Em outras palavras, ela poderá ser usada como plano de fundo para documentos corporativos, materiais de papelaria, uniformes e assim por diante. Em outras palavras, essa cor será amplamente usada no processo de branding da sua empresa. Você precisa descobrir as características psicológicas de cada cor para encontrar um tom que corresponda a todas as suas necessidades.
Vermelho saboroso
A gritante cor vermelha destaca o seu logotipo no meio dos outros porque as ondas de cor vermelha podem ser facilmente reconhecidas pelo olho humano. Como resultado, as pessoas a reconhecem muito mais rápido que qualquer outra cor. A cor vermelha geralmente está ligada a coisas como amor, raiva e luxo. A parte mais interessante é o fato de que essa cor pode facilmente aumentar a fome, a paixão e a vontade.
Azul vencedor
Mais de 40% das pessoas na Terra preferem essa cor. Ela afeta a mente do humano da maneira certa, acalmando e trazendo confiança. Além disso, estimula a atividade do cérebro e abre o potencial criativo. “Da mesma forma que o objeto desejado está tentando se desvanecer, olhamos para a cor azul não porque ela quer nos alcançar, mas porque ela nos atrai para segui-la”, Johann Goethe.
Amarelo confuso
A cor amarela é considerada a mais positiva e animada, mas não é tão simples quanto parece. Na Grécia, as pessoas relacionavam a cor amarela com riqueza e ouro, enquanto os monges tibetanos a consideravam o símbolo-chave da modéstia. Estamos falando da simpática cor amarela, mas esse tom foi a principal marca dos traidores no início da era atual. Da mesma forma que o vermelho, a cor amarela pode aumentar a sensação de fome. No entanto, ao contrário do vermelho, a cor amarela ajudar na concentração e leva a melhores resultados de trabalho.
Equilíbrio verde
Durante o processo de divisão de cores em tons quentes e frios, a cor verde é a única que permanecerá neutra. Esta cor é a marca do equilíbrio criada a partir de dois tons opostos: vermelho e azul. Esse equilíbrio é capaz de agradar nossos olhos, trazendo-nos paciência e nos dando uma explosão de energia.
Fidelidade laranja
A cor laranja é mais popular na Ásia ensolarada do que na Europa mal-humorada. No entanto, o mundo inteiro a considera um tom positiva e energético. Essa cor representa confiança e fidelidade. Na Roma Antiga, as futuras esposas usavam um véu laranja para mostrar essas qualidades importantes. Um logo vibrante e amigável que faz com que seu cliente confie em você requer um tom de laranja.
Violeta secreta
Essa é a cor da magia e do mistério. A cor violeta representa nobreza e luxo. No entanto, o efeito dessa cor em um ser humano pode ser totalmente imprevisível. A cor violeta pode ser uma grande fonte de inspiração que leva à criatividade e ao pensamento filosófico. Acalma as pessoas, evitando decisões e ações indesejadas.
Rosa antidepressivo
Há uma razão para que a cor rosa seja considerada inofensiva. Acontece que o rosa age como um antidepressivo visual. Por exemplo, ao estudarem em salas de aula cor de rosa, as crianças ficam mais abertas para o contato. Da mesma forma, escritórios cor de rosa de psicólogos permitem descobrir o verdadeiro problema e eliminar a depressão. Em outras palavras, o rosa é a cor da despreocupação infantil e da bondade ilimitada.
Preto versátil
Na verdade, a cor preta é a falta de cores e está diretamente relacionada às seguintes coisas: magia e rotina, elegância e timidez, clássico e moderno, luxo e simplicidade, paixão e modéstia. Se você precisa fazer um logo verdadeiramente versátil, a cor preta é a solução perfeita para a tarefa.
Branco multicolorido
Como sabemos, a cor branca surge quando misturamos todas as cores disponíveis. Como resultado da reflexão das ondas, a cor pode expandir visualmente objetos e lugares. Essa cor representa paz, bondade, inocência, clareza, divindade e liberdade.
Como escolher uma cor para o logo
Temos que afirmar que essa é uma das tarefas mais complexas. No entanto, não basta apenas usar o conhecimento sobre o efeito da cor na psicologia humana para fazer uma escolha. Existem várias maneiras de verificar se a cor escolhida é a mais adequada para o logotipo.
Analise os concorrentes
É preciso saber tudo sobre as ações dos concorrentes. Essa análise fornecerá informações preciosas e o manterá alinhado. Esta regra deve ser usada no processo de seleção de cores corporativas. Dê uma olhada nos logos dos concorrentes e descubra as combinações de cores mais populares.
A cor deve corresponder a empresa
É simplesmente impossível escolher uma cor para sua empresa sem analisar o seu próprio negócio. Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
Quais emoções são necessárias para fazer um cliente iniciar um relacionamento com sua empresa?
Você quer transmitir paciência, confiança, felicidade, paixão ou algo mais?
Analise o público-alvo
Não se esqueça de analisar o público-alvo: sexo, idade, nacionalidade, perfil e assim por diante. Tente entender qual é o motivo principal das pessoas tornarem-se clientes seus e compreender as expectativas delas. Você precisa satisfazer os desejos do público-alvo sempre que possível, até mesmo no momento da escolha da cor corporativa.
Fonte: Publicitários Criativos