Mortal Kombat X estreou há pouco mais de um mês e já trouxe polêmica para o universo gamer, principalmente sobre a dublagem da personagem Cassie Cage, feita pela cantora Pitty. Discussões à parte, vamos falar sobre a sonoplastia por traz dos violentos fatalities da famosa franquia de luta.
Quando paramos para pensar sobre a evolução dos gráficos entre os primeiros jogos da franquia e o mais recente episódio, a diferença é gritante! A técnica dos designers evoluiu muito, como dá pra ver nas imagens abaixo:
A riqueza de detalhes na representação do corpo humano impressiona! Mas como são feitos os efeitos sonoros desses duelos sangrentos? Se você imagina que a sonoplastia do game é feita com aparelhos de alta tecnologia, parabéns, você está muito enganado! :P
Óbvio que existe todo um suporte high tech que auxilia Rich Carle e Dan “Toasty” Forden, sonoplastas do jogo, na hora de produzir os sons dos fatalities. Mas saiba que a essência da coisa é feita com a maior simplicidade do mundo, inclusive, com objetos do dia a dia. Veja:
Aqui, os sonoplastas usam uma espécie de geleia verde, que parece ser fundamental para a maioria dos efeitos especiais.
Então, ela é derrubada, arrastada, aspirada...
... E até sugada com um simples desentupidor de pia!
Surpreendente, né? Mas os dois diretores de som deixam claro que muitos dos áudios são menores e não são exatamente percebidos isoladamente pelos jogadores, mas sem eles a experiência não seria a mesma. Concorda? Deixe seu comentário!
E aí, ficou curioso para saber mais sobre esses efeitos? Então, confira este vídeo: http://pix.pn/SonoplastiaMKX.