O 1º Split do Brasileiro de League of Legends 2018 encaminhou-se para os momentos decisivos. No último domingo (11), tivemos o encerramento da Fase Inicial, a qual colocou a KaBuM na decisão, a Red Canids Corinthians na semifinal e viu a paiN Gaming ser rebaixada pela primeira vez em sua história.
Sem tempo para descansar, os confrontos da Fase de Escalada serão iniciados logo neste sábado (17), a partir das 13h. Porém, nesta semana entre-fases, vale ressaltar algumas estatísticas interessantes e observar detalhes importantes que os números podem nos “informar” sobre o que foi o split inicial da temporada 2018 do CBLoL até o momento.
paiN Gaming: A equipe foi rebaixada diretamente para o Circuito Desafiante e voltará a entrar em ação apenas daqui a alguns meses. Mas, vale ressaltar que a paiN foi a única equipe que mais manteve sua formação titular inalterada, atuando 19 partidas com a formação: takeshi, Loop, tinowns, Matsuzake e Tay. Foram 7 vitórias e 12 derrotas, com aproveitamento de 36.8% de vitória. Em abates, a melhor média foi de tinowns, com 3.05 abates/jogo, enquanto Loop foi o autor da maior média de mortes/jogo (2.74).
Titan – Rei dos abates: Apontado para muitos como o melhor jogador da temporada até aqui, Titan (KaBuM) aparece nas estatísticas como jogador com a melhor média de abates na temporada. Média de 4.56 abates/jogo e 3.75 assistências/jogo, levando a sua média de KDA para 4.75. Juntando todas essas informações, temos o número e 73.5% de participação do Titan nos abates de sa equipe.
Sacy – Maior adversário de Titan: Apesar de Titan estar chamando muita atenção de todos por conta de suas jogadas decisivas e sequências de abates, Sacy (Red Canids Corinthians) também aparece com números excelentes, e em alguns aspectos, acaba até superando seu adversário direto pelo MVP da temporada. A média de abates é inferior (4.38), mas chama atenção o alto nível de assistências (6.25/jogo), elevando seu KDA para excelentes 9.44. Sacy também supera Titan em participação de abates na equipe, com 80.2%.
Robo – Jogador mais versátil: Jogador da CNB e-Sports Club, Robo é o jogador que mais utilizou campeões diferentes durante a temporada regular. Foram 13 campeões diferentes utilizados por Robo. Obteve vitórias utilizando Sion, Poppy, Camille, Maokai, Corki (2) e Shen (2), e perdeu pelo menos um jogo utilizando Syndra, Lucian, Tailyah, Graves, Pantheon, Gnar, Dr. Mundo e Maokai. Mesmo sendo perceptível, vale ressaltar que Maokai foi o único campeão utilizado por mais de uma oportunidade pelo top laner da CNB.
Team oNe – Com três jogadores no Top5 de mortes: A Team oNe quase foi rebaixada diretamente, mas conseguiu salvar-se na última semana da Fase Inicial. Um dos problemas da equipe foi o alto índice de abates sofridos pelos integrantes de sua equipe, o que deu origem a esta estatística. No ranking das médias mais altas de abates sofridos, a equipe da Team oNe possui três jogadores. Lactea é o líder geral com 3.7 mortes/jogo, seguido por Vvert, com 3.42 mortes/jogo. Completando a participação da T-One no ranking aparece 4LaN, em 5º lugar geral, com 3.14 mortes/jogo. Em 3º e 4º lugar, respectivamente, aparecem Ziriguidum (INTZ – 3.35 mortes/jogo) e Jockster (Vivo Keyd – 3.2 mortes/jogo).
Winged – O caçador com melhor KDA da temporada: Todas as posições de um time em League of Legends são importantes, mas a função de caçador é fundamental para a vitória de qualquer equipe. Portanto, vale destacar separadamente o jungle com melhor KDA da temporada até aqui. Winged, da Red Canids Corinthians, possui o KDA de 4.94, com média de 1.6 abate/jogo e 8.93 assistências/jogo. Logo em seguida, aparece Revolta, da Vivo Keyd, com 4.76 KDA (7.67 assistências/jogo). Completam o Top 5: Yampi (CNB – 4.58 KDA), Ranger (KaBuM – 4.03 KDA) e Minerva (ProGaming – 3.39).
Estatística Geral – 66 partidas jogadas até aqui: Esta é a primeira temporada do CBLoL a qual temos as séries sendo jogadas em MD3 na Fase Inicial, não existindo mais a possibilidade das partidas empatarem, o que visou aumentar a competitividade das partidas, algo que acabou dando certo. Isso levou a um recorde até aqui de partidas sendo disputadas na Fase Inicial. Foram 66 partidas jogadas, sendo que 10 das 28 séries disputadas na 1ª fase foram decididas no 3º jogo, um número que tende a aumentar no próximo split. A maior curiosidade quanto as séries disputadas é que, a semana decisiva da Fase Inicial foi a única de todo o 1º split a não ter nenhum confronto com três jogos, sendo todos eles decididos com placares de 2-0.
Estas foram algumas das estatísticas curiosas registradas na primeira fase do CBLoL 2018. Agora, resta esperar apenas alguns dias até chegar o sábado (17), quando teremos a estréia da Fase de Escalada no League of Legends nacional.
Estatísicas: Leaguepedia
Fonte: Torcedores.com