Com a presença cada vez mais forte das mídias digitais, uma área de atuação também entrou em evidência: O design digital! Embora a maioria das pessoas tenda a colocar “design” na mesma gaveta em que guardam design de sobrancelha, design de imóveis, design de pets, o design digital tem características bem específicas, embora cercado de achismos. Mas, afinal...
O que é design digital?
Chegamos à pergunta de um milhão de dólares. Vamos separar a expressão em duas partes para entender o seu significado: design é uma disciplina de forte cunho projetual, e tem a ver com “resolver problemas” valendo-se de formas, estética, e criação de objetos para atender uma demanda (seja ela qual for). Digital refere-se à web, e a tudo aquilo que é “virtual”.
"Ah, entendi, então o design digital é criar logotipos?" NÃO! O design digital é uma disciplina multifacetada com diferentes nichos de atuação dentro do mercado de tecnologia.
Quais as áreas de atuação?
Várias! Um designer digital (“design” é a disciplina, “designer” o profissional) pode atuar como animador, como desenvolvedor de sites e identidade visual, pode atuar como editor de vídeos, desenvolvedor de aplicativos para celular, e uma infinidades de áreas relacionadas ao universo web. Em suma, um profissonal da área pode exercer qualquer atividade relacionada ao meio digital que envolva planejamento; obviamente, cada um terá a sua especialidade, sendo o mercado bem amplo para esses profissionais.
À frente da inovação
Muitos designers são contratos por agências ou empresas que buscam uma maneira de melhorar a comunicação com os seus clientes, propondo soluções que tem a pretensão de inovarem a maneira como as coisas são feitas.
As embalagens que vemos diariamente foram rascunhadas, e depois modeladas por um designer em um software 3D, para isso houve um estudo ergonômico (como a embalagem vai se adaptar à mão da pessoa, como ela será segurada). Muitos logotipos de marcas renomadas foram criados por designers; do logo do Itaú, criado por Alexandre Wollner, ao logo da Apple, criado por Rob Jannof.
A propaganda e a publicidade então, estão cheias de cartazes, banners, e comerciais criadas por designers. Eles dominam o mundo e você nem sabia!
Como entrar na área?
Hoje já existe uma boa oferta de cursos especializados que vão desde o bacharelado aos de curta duração. Normalmente o bacharelado apresenta as matérias conceituais relacionadas à arte e desenvolvimento de projetos, passando depois para a parte prática; já os cursos técnicos tendem a ser voltados para matérias específicas. Vale a pena pesquisar para saber o que se enquadra em sua necessidade.
A Pix Studios, por exemplo, possui um excelente curso voltado para aqueles que desejam entrar no mercado do design digital. Vale a pena conferir!
Converse com as pessoas que trabalham na área, inclusive para saber como funciona a dinâmica do trabalho. Muitos designers trabalham como frellancer, outros preferem horários fixos em uma agência. Cada uma dessas propostas apresenta os seus prós e contras, e você deve entender todas elas.
O mercado de design digital no Brasil
O mercado de desenvolvimento de tecnologia tem crescido no Brasil, atualmente temos uma movimentação que gira em torno de 25 bilhões e, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a projeção é de 70 bilhões até 2017. Temos um terreno fértil para empreendedores e desenvolvedores digitais. A cada dia vemos novas startups surgirem com propostas originais que se mostram viáveis e lucrativas. Um mercado com amplas possibilidades online (e boa remuneração) pede por profissionais capacitados da área do design digital.
Qual o perfil do profissional que lida com design digital?
Os perfis são diversos, até porque para ser um designer não devemos ser somente “criativos”, mas lidar com metodologias que vão solucionar algum tipo de problema através de um objeto, equipamento, site, logo, propaganda, etc. Dentro do meio, existem pessoas que se sentirão confortáveis gerenciando, criado mapas de informação, e outras, lidando com criação. Há espaço para todos!