O mercado mundial de games está crescendo de forma acelerada no mundo – a perspectiva é faturar US$ 140 bilhões em 2018. Deste total, 51% já se refere aos games mobile. Todo esse potencial será apresentado a partir desta sexta-feira no Dash Games, maior evento da América Latina para estímulo da indústria de jogos, realizado pela ADjogos e o APL Jogos, com correalização do Sebrae-RS.
Confira as seis principais tendências para o mercado global de games apontadas pelo empreendedor e presidente da ADjogosRS, Carlos Idiart.
- Os jogos de competição estão tomando conta do mercado – é o caso do Fifa e League of Legends. Cada vez mais, as pessoas estão se agrupando em times para jogar, o que pode ser explicado também pela facilidade do uso da tecnologia multiplayer. Vale destacar que a final do League of Legends, em maio, superou o Super Bowl em audiência.
- Muito tem se falado no uso da Realidade Virtual e Realidade Aumentada em games. Mas, essa tecnologia ainda vai demorar um pouco para deslanchar nesse segmento. Um dos gargalos ainda é a necessidade de se ter óculos de alta qualidade e ligados a máquinas de alto processamento para garantir uma boa experiência aos gamers. Alguns investidores acreditam que outras indústrias, como a de educação e do pornô, conseguirão escalar essas tecnologias antes delas chegarem de fato nos games.
- Ascensão dos estúdios pequenos, com os games independentes e com poder de se auto-publicar. Isso vai fazer com que os grandes estúdios percam um pouco de espaço.
- Morte dos consoles. O mercado já trabalha com a ideia de que, em muito breve, as pessoas não vão mais precisar destes equipamentos para baixar os jogos mais complexos. A capacidade de processamento de dispositivos como Smart TV e smartphones está aumentando muito, o que fará com que seja possível jogar neles.
- Crescimento dos games hipercasuais, jogos muito simples que são instalados pelos usuários e, depois de alguns dias, são desinstalados para dar lugar a outros.
- O mercado de games vai explorar cada vez mais os conteúdos transmídias. É o caso de quando se lança um jogo e, um tempo depois, um livro ou uma revista de desenho animado, ampliando as formas de contar aquela história.
Fonte: Mercado Digital.