Já perceberam algo de diferente na logo do Google? Pois é, a principal novidade são as letras sem serifa, e as cores mais suaves, o que dá mais leveza à identidade visual. No blog oficial do Google, a empresa diz que a mudança foi feita para facilitar a identificação dos serviçoes em diferentes plataformas, como PC, celulares, etc. Pensando nisso, resolvemos criar esse Blog Post não só para os amantes de design, mas também para mostrar a importância de uma identidade visual para uma marca.
Reconhecer uma marca apenas pelo logo é o resultado que todas as grandes empresas buscam. Isso porque muito além de um elemento gráfico que identifica a empresa, o logo representa, principalmente, a essência e os valores de uma marca. Para isso, o desenho deve ser representado por uma boa imagem, com qualidades de beleza e impacto, que transmita simpatia para o público consumidor. No entanto, uma mesma empresa pode mudar a logomarca com o passar dos anos.
Há de se considerar diferentes fatores que fazem as empresas modificarem seus logos, por exemplo, a mudança do produto, a necessidade de mais destaque da concorrência, a mudança de valores da empresa, a mudança de hábitos dos consumidores, a necessidade de se alinhar à evolução do pensamento e da sociedade como um todo.
Vamos acompanhar abaixo alguns bons exemplos de evolução de logomarcas:
A Apple optou pela simplificação da imagem com o passar dos anos. Primeiro, a imagem de Isaac Newton embaixo de uma árvore e com uma maçã acima de sua cabeça, nos remete ao famoso episódio que levou o cientista a formular a Teoria da Gravidade. Porém, pela dificuldade de reprodução da marca os fundadores escolheram representar a empresa apenas por uma maçã. Atualmente com tons de prata, a imagem simboliza uma ideia mais futurista e inovadora.
Dos anos 60 até os dias atuais parece que o logotipo da Coca-Cola mudou pouco, mas desde 1886 a marca teve algumas alterações em suas cores, formas e proporções, além de adotar o vermelho como cor principal. No total a logo já passou por 15 tipos de alterações e, ainda assim, se mantém forte no mercado se tornando até um dos ícone da cultura pop.
No caso do McDonald’s o logotipo se tornou tão forte quanto a própria empresa. De 1940 até 1975, o logo do McDonald’s fazia associação com carne ou com os famosos sanduíches. Em 1968, já observamos os dois arcos dourados que formam a letra “M”, símbolo que consagraria a marca mundialmente. Atualmente a marca opta pela a logo mais minimalista, sem brilhos e texturas.
Ficou interessado no assunto? Então leia o artigo "10 coisas que você precisa saber para criar uma identidade visual".