Donkey Kong Country está na lista dos games mais amados pelos fãs da Nintendo! O game foi desenvolvido pela Rare e lançado em 1994 para o Super Nintendo. O sucesso foi enorme, sendo vendidos mais de nove milhões de cópias, fazendo que esse fosse o segundo jogo mais vendido do console, o amado SNES.
Em 2000, o jogo foi adaptado para o Game Boy Color, em 2003 para o Game Boy Advanced e em 2006 para o Virtual Console. Mas o game nunca teve uma versão em alta definição do jeito que os fãs desejavam. A partir daí, surgiu a ideia de criar A Tribute of Donkey Kong Country. Igor F, um engenheiro aeroespacial francês gastou 3 anos e meio da sua vida na frente de seu computador criando a homenagem de um de seus games preferidos. O resultado foi um game em alta definição, com suporte até a 4k, que está sendo distribuído gratuitamente!
Durante esse processo ele escreveu mais de 13 mil linhas de código, criou 20 personagens com 120 animações diferentes, modelou mais de 200 objetos 3D do zero, além dos mil "assets" do jogo. Além disso, mais de 400 texturas presentes no jogo saíram da mão do Igor. Um baita trabalho, hein?!
O pessoal do Supremacia Geek conversou com o criador do game. Separamos alguns trechos da entrevista pra você.
Quando perguntado de onde surgiu a ideia, ele respondeu:
“Bem, eu sempre tive vontade de modelar o Kong em 3D e também tinha vontade de fazer um remake do jogo. Em 2010, quando anunciaram o remake eu pensei “Droga, eu deveria ter feito antes!”. Mas eu já tinha começado o modelo 3D do Kong então eu o terminei mesmo assim, depois eu tentei diversas engines até que finalmente me dediquei serio à UDK, a partir de fevereiro de 2011.”
Sobre a parte de desenvolvimento, Igor afirmou que fez tudo sozinho! Apenas as músicas que ficaram a cargo da galera do OCRemix e alguns elementos de background que vieram da base de assets da UDK.
Falando em ferramentas, os softwares usados foram o 3ds Max e Adobe Photoshop para criação das texturas e retoques artísticos e a game engine escolhida para criar as fases foi a Unreal UDK. Para a parte de programação, o editor foi o notepad++.
Veja também: O que são as Game Engines ou Motores de Jogos?
E vale lembrar, A Tribute to Donkey Kong Country tem fases diferentes do game original, porém o universo é o mesmo. Os controles também estão um pouquinho diferentes, pois foram adaptados para o controle do Xbox 360, mas ele pode ser jogado no teclado. No momento, o game é apenas single player, mas pode ser que no futuro ele ganhe um modo multiplayer.
Mas podemos esperar mais coisas vindo? Não agora. Há ainda a possibilidade de rolar um episódio 2 do game, e ele ainda deixa no ar que adoraria ver um Zelda 3D, mas não sabe se teria motivação o suficiente para fazer isto. Interessante... =)
Mas agora, se você está animado para criar algo assim, o Igor deixou uma mensagem pra você!
“Não sei se alguém sonha passar horas e horas em frente a um computador durante os feriados, finais de semana e férias (risos). Mas se você quer fazer um jogo, você pode sim, ainda mais agora, com todas essas ferramentas como a Unity, a UDK e tantas outras engines gratuitas que há por aí!”
Recomendamos que você leia a entrevista completa no Supremacia Geek. E claro, baixe o game. O download é gratuito para PC’s. Além disso, você pode baixar as músicas do jogo, ver os vídeos oficiais no canal no YouTube e fazer uma doação pelo PayPal.