Na hora de desenvolver um jogo, uma das primeiras escolhas que os game designers têm a fazer é qual será a Game Engine utilizada.
Mas o que é uma Game Engine?
Também chamada de “Motor de Jogos”, nada mais é que uma biblioteca, ou pacote de funcionalidades, feita para facilitar o desenvolvimento; fazendo com que nem tudo no jogo precise ser feito totalmente do zero.
Geralmente esses pacotes são utilizados na modelagem e na renderização de imagens 2D e 3D, além de trazerem um motor de física, que ajuda no sistema de colisões de personagens, suporte a animações, sons, inteligência artificial dos inimigos e suporte à linguagem de script.
Contamos um pouco da história dos motores de jogos e apresentamos alguns dos mais conhecidos em outro post aqui do blog. Clique aqui e confira.
Mas hoje nós vamos falar, exclusivamente, da Unreal Engine, um dos motores de jogos mais utilizados para o desenvolvimento de games no mundo, que se tornou gratuito há pouco tempo. Acompanhe-nos nessa história!
Unreal Engine 1
A primeira versão foi lançada em 1998 com o game Unreal e o motor já tinha uma detecção de colisão, inteligência artificial e renderização. O software também tinha um sistema de rede, que era considerado limitado em relação ao seu maior concorrente da época, que era Quake II.
Após o lançamento de Unreal, outros jogos utilizaram a engine, como Unreal Tournament, Deus Ex, X-COM: Enforcer e Tatical Ops: Assault on Terror.
Unreal Engine 2
A segunda versão do motor de jogos foi lançada em 2002, com America's Army. Ele teve seu código de renderização totalmente reescrito e ganhou suporte ao PlayStation 2, GameCube, Xbox, além de um motor de física com suporte para veículos.
Unreal Engine 3
Mas o maior salto de qualidade aconteceu com a terceira geração da ferramenta. A Unreal Engine 3 foi lançada com Gears of War, um game exclusivo do Xbox 360, e chegou com uma grande adição de efeitos gráficos e outros recursos que vieram graças a parcerias da Epic com empresas como a NVidia, que trouxe o PhysX, uma unidade de processamento de física que foi utilizada em mais de 150 jogos.
Dentre os jogos de destaque que utilizaram a Unreal Engine 3, estão todos os títulos da série Batman: Arkham e Gears of War, além de Bioshock Infinite, Dishonored, Infinity Blade, Injustice, dentre outros.
Renderização do personagem Malcolm de Unreal Tournament na Unreal Engine 1, 2 e 3.
Unreal Development Kit
Mas até esse momento, só quem tinha acesso a essa engine era o pessoal da própria Epic e alguns parceiros exclusivos. Em novembro de 2009, a Epic derrubou essas barreiras e anunciou que liberaria uma versão grátis de seu motor de jogos, com foco em estudantes e desenvolvedores independentes.
O kit possui recursos que facilitam os desenvolvedores no processo de animação facial, texturas de plantas e árvores, inteligência artificial, construção de cenários, dentre vários outros recursos. A Unreal UDK continua disponível, mas a própria Epic recomenda não usá-la mais, pois eles já disponibilizaram uma nova versão.
Unreal Engine 4
E o motivo da Epic Games abandonar a UE3 é a quarta geração de seu software. Ela foi apresentada em 2002 na Game Developers Conference, e visa a oitava geração de consoles (Xbox One, PlayStation 4 e Wii U), PC’s e Android com o processador Tegra K1, além de fornecer suporte ao iOS, Mac OS X e HTML5.
A nova versão tem como objetivo ser utilizada não apenas para desenvolvimento de jogos, mas para arquitetura, filmes e até realidade virtual. Além disso, o programa vem com uma loja virtual onde os usuários podem comprar e vender conteúdos para utilizá-los no projeto como, por exemplo, acessórios, personagens, sons, animações, códigos em C++ e outros pacotes.
E para completar, em fevereiro de 2015, a Epic tornou a ferramenta gratuita para todos os usuários, e com todos os recursos. Mas se você o utilizar para projetos comerciais, deve pagar uma taxa de 5% sobre seus ganhos. Os detalhes estão no site da Unreal.
Alguns títulos que já estão utilizando a Unreal Engine 4 são: Fable Legends, Dead Island 2, Tekken 7 e Street Fighter V.
Aqui na Pix Studios, os alunos têm contato e aprendem na prática a utilizar a Unreal nas formações Digital Designer e Game Designer. Clique no banner abaixo, conheça os detalhes de cada curso e aprenda a utilizar um dos softwares mais amados pelos Game Designers do mundo!