O Game Designer (ou Designer de jogos) é a pessoa que idealiza todo o game. É ele o responsável por definir a mecânica do jogo, estabelecendo as características para que ele seja bem balanceado. Esse cara também pensa no roteiro, na história e na ambientação por trás de todos os detalhes que vemos na tela.
O Game Designer também tem a tarefa de liderar os programadores e a equipe de artistas. Além disso, em muitos casos, o Game Designer também atua como produtor ou gerente de projeto de um jogo.
Mas quem são os profissionais em que você pode se espelhar? Separamos alguns nomes para você se inspirar e conhecer mais profissionais desse mundo.
- Katsuya Eguchi
Katsuya Eguchi está, desde 1986, na Nintendo e foi um dos designers de Super Mario Bros. 3 e Super Mario World. Após isso, o veterano ganhou muita moral dentro da Big N, sendo o responsável por projetos como Wii Play, Wii Music, Wii Sports Resorts e Wii Sports, o jogo mais vendido da história, com mais de 82 milhões de unidades! Eguchi é conhecido pela ousadia e inovação, sem deixar de lado a simplicidade, que tornam seus games acessíveis a todos!
- Cliff Bleszinski
Você pode nunca ter ouvido esse nome, mas se curte jogos de tiro, com certeza já jogou algo produzido por ele. CliffB foi o diretor de design da Epic Games até 2012, e passou quase 20 anos dentro da empresa. Mas como ele chegou aí? Tudo começou quando ele criou seu primeiro game comercial, com apenas 17 anos. O título era The Palace of Deceite: Dragon's Plight, um game de aventura point-and-click independente. Assim que foi lançado, ele resolveu enviar uma cópia pra Tim Sweeney, fundador da Epic Games. O cara ficou tão impressionado, que o contratou para atuar na empresa.
Lá ele trabalhou em diversos títulos, como a série Unreal, um clássico dos FPS's. Além disso, ele foi o líder de design da franquia Gears of War. Atualmente ele está produzindo o Project BlueStreak, um game de tiro em primeira pessoa para PC, na modalidade free-to-play, com uma temática sci-fi. O jogo deve chegar em a algum momento de 2015, sem data definida. Ansiosos?
- Tetsuya Nomura
Se você curte os games da Square Enix, já teve contato com muita coisa produzida por Tetsuya Nomura. Nos anos 1990 ele entrou na empresa para trabalhar como depurador de Final Fantasy IV. Depois criou alguns monstros para Final Fantasy V e virou o diretor gráfico de Final Fantasy VI. Da versão VII pra frente, ele foi o principal designer de personagens do game, além de trabalhar em outros projetos menores do estúdio.
Em 2000, ele foi escolhido para ser o diretor de Kingdom Hearts, liderando uma equipe de mais de cem membros da Square e Disney Interactive. E o resultado desse trabalho você já conhece!
Após o lançamento, ele trabalhou em diversas sequências de Final Fantasy e Kingdom Hearts, além de outros games como The World Ends With You, Mario Sports Mix, dentre outros.
- Hironobu Sakaguchi
Mas Tetsuya Nomura não teria tido todo esse destaque se não fosse Hironobu Sakaguchi. Ele foi o criador de Final Fantasy, que foi a sua última tentativa de salvar a Square da falência. Aparentemente deu certo, concorda?!
Além disso, ele foi o criador de Chrono Trigger, um dos RPGs mais cultuados da história, e supervisionou projetos como Super Mario RPG, Parasite Eve, dentre outros. Suas histórias profundas vêm da sua motivação por tentar casar narrativas cinematográficas com toda a interatividade dos games. Graças a isso, Sakaguchi entrou no Hall da Fama na Academia de Artes Interativas e Ciências, em 2000.
- Ken Levine
Antes de ser game designer, Ken Levine era roteirista e dramaturgo por formação. E esse background o ajudou na criação de System Shock 2 – onde atuou como designer – e na franquia Bioshock, dois games com histórias profundas e universos fantásticos!
Ele foi um dos cofundadores da Irrational Games, em 1997. E em fevereiro de 2014, anunciou que iria fechar as portas da empresa, saindo com 15 pessoas de sua equipe para a Take-Two, focando em jogos menores com histórias e narrativas mais densas.
Em 2010, Ken Levine foi nomeado o "Roteirista da Década" pela revista Game Informer. Nada mal, hein?!
- Shigeru Miyamoto
É óbvio que o criador de Mario, Donkey Kong, Star Fox e The Legend of Zelda não poderia ficar de fora dessa lista! Shigeru Miyamoto é uma das personalidades mais idolatradas do mundo dos games. Inicialmente formado em Arquitetura, ele conseguiu uma vaga na Nintendo, pois seu pai era amigo pessoal de Hiroshi Yamauchi, presidente da empresa. Miyamoto foi contratado como artista; passou um tempo no departamento de planejamento onde acabou criando artes e personagens para games de árcades. Após isso recebeu a missão de criar algo voltado para os consoles e veio a ideia de um tal de Donkey Kong, e aí você já sabe onde tudo foi parar, né?!
O Pai do Mario foi o primeiro indicado ao Hall da Fama da Academia de Artes e Ciências Interativas, em 1998. E em 2007, a revista Time, selecionou Myamoto como uma das 100 pessoas mais influentes do ano. Merecido!
Veja também: Veja como um engenheiro recriou Donkey Kong Country em HD sozinho.
- Hideo Kojima
Para começar, basta dizer que ele é o criador, diretor e escritor da série Metal Gear e trabalhou na produção de Zone of the Enders, Boktai e Castlevania: Lord of Shadow.
Mas seu primeiro game foi Penguin Adventure, que até hoje é um clássico! A partir daí se envolveu em outros projetos e criou um game que possui cigarros, caixas de papelão e revistas masculinas como elementos cruciais. Sim, estamos falando de Metal Gear! O jogo redefiniu o modo como os jogadores pensam nos games de stealth, e que mais de 20 anos depois, continua ganhando novas versões que são sucessos de venda e amadas pelo público!
- Will Wright
Quem nunca passou tardes criando sua casa no The Sims ou gastou madrugadas criando uma cidade inteira em SimCity, para depois trazer alguma catástrofe a ela? Esses são alguns dos títulos que têm a mão de Will Wright. Sua principal característica é dar o universo para o jogador e deixar por sua conta o controle criativo, o que é ótimo! Afinal, quem não quer tomar conta da sua própria vida, ou melhor, de uma cidade inteira?
Em 2002, The Sims se tornou o jogo de PC mais vendido da história. E olha que antes disso, a Actvision tentou comprar a Maxis – produtora do jogo –, porém desistiu, pois achou que seus jogos não fariam sucesso. Bom pra EA, que adquiriu a empresa em 1997!
Claro, ainda faltam diversos nomes importantes do mercado nessa lista. Têm algum que é mega importante para você? Deixe nos comentários e compartilhe conosco!